O Livro paradidático para os anos finais do Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio que trabalha com o Projeto de Vida compreendido como o percurso que o estudante delineia entre quem ele é e quem ele pretende ser, ou seja, estabelecendo a conexão entre a sua atual identidade e suas aspirações com temáticas relacionadas à formação integral do indivíduo.
Composição
O livro está dividido em 07 capítulos com temáticas trabalhadas por meio de atividades e desafios, contendo:
• Indicações Culturais • Atividades de aplicação • Questões de fixação • Atividades de autoavaliação • Questões de reflexão
Os capítulos estão divididos em:
Os capítulos estão divididos em: • Quem sou eu • Eu e os Outros • Amizade: Mundo real e Mundo virtual • Cidadania • A vida e o respeito a dignidade humana • Eu e o mundo do trabalho • A questão ambiental e o Projeto de Vida.
Diferencial Pedagógico
Observa-se que a intenção do livro paradidático de Projeto de Vida é disponibilizar materiais paradidáticos para que os alunos adquiram as competências gerais que contribuam para o desenvolvimento pessoal, o exercício da cidadania, a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho. Habilidades sociais e de comunicação, trabalho em equipe, criatividade, manejo da diversidade cultural e capacidade de assumir responsabilidades e riscos foram consideradas competências-chave para a formação e o desenvolvimento integral do aluno.