Educação financeira nas escolas de Curitiba é tema de projeto de lei

Por Julia Yamane*, especial para CMC

Projeto de lei prevê aulas de educação financeira e empreendedora nas escolas públicas e particulares de Curitiba

Em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desde o fim de janeiro, projeto de lei visa criar o Programa de Educação Financeira nas escolas das redes pública e privada da cidade. A proposta, de autoria do vereador Renan Ceschin (Pode), “tem como objetivo a difusão de conhecimentos sobre ingresso, participação e promoção de atividades empreendedoras no mercado”.

O projeto de lei autoriza o Poder Executivo a criar e implantar o programa, com foco em educação financeira e empreendedora, na rede municipal de ensino. O conteúdo, indica o texto da proposição, poderá ser ministrado por meio de aulas extracurriculares, disciplinas regulares de ensino formal, a distância, no contraturno ou em projetos de temas transversais, desde que “proporcionem aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias para empreender, em conformidade com as exigências atuais de competitividade no mercado, além de conhecimentos em inovação, planejamento financeiro e participação em mercados de capitais e investimentos financeiros“.

“Ao ensinar educação financeira desde cedo, combateremos a falta de conhecimento e o endividamento, evitando que muitas pessoas enfrentem dificuldades financeiras simplesmente por não terem recebido uma educação adequada sobre o assunto“, afirma Ceschin na justificativa da matéria (005.00133.2025). “Desde que esses conteúdos proporcionem aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias para empreender, em conformidade com as exigências atuais de competitividade no mercado”, afirma-se na proposição. “Além de conhecimentos em inovaçãoplanejamento financeiro e participação em mercados de capitais e investimentos financeiros”, complementa a proposta.

Dentro do empreendedorismo, o programa poderá abordar temas como o perfil pessoal e vocacionaldesenvolvimento profissionalescolhas e planejamento; e oportunidades de mercado, novas tecnologias e criação de novas modalidades de negócios e atividades econômicas; mercado de trabalho; inovaçãogestão de negóciosavaliação de riscos de mercado; ética profissional e compliance.

Já sobre educação financeira, poderá incluir assuntos como conceitos básicos de economia; orçamento pessoal e organização financeiraplanejamento financeiro com foco em investimento em educação pessoal e formação profissional; e noções básicas sobre mercados de capitais e investimentos. Também é prevista a capacitação dos professores e o incentivo à  participação dos pais e responsáveis no processo de educação financeira por meio de palestras e outros eventos.

Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Como é a tramitação de um projeto de lei? 

Protocolado no dia 28 de janeiro, o projeto já recebeu a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara de Curitiba. Em seguida, será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a única com a prerrogativa de arquivar uma proposta de lei. Se acatada, a iniciativa será discutida por outros colegiados permanentes da Casa, indicados no parecer da CCJ conforme o tema em pauta, sendo que não há um prazo estabelecido até a votação pelo plenário.

O teor dos projetos de lei é de responsabilidade de cada mandato parlamentar. A divulgação deles pela CMC faz parte da política de transparência do Legislativo, pautada na promoção do debate público e aberto sobre o trabalho dos vereadores. Atenta ao princípio constitucional da publicidade, a Diretoria de Comunicação Social segue a instrução normativa 3/2022.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.

Com informações da Câmara de Curitiba

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