Educação Financeira na EJA ajuda a transformar vidas

Foto: Divulgação

Por Junior Aguiar

Projetos desenvolvidos nas escolas da rede estadual auxiliam no planejamento das famílias

A educação financeira nas escolas públicas, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desempenha um papel fundamental na promoção da autonomia e qualidade de vida. Muitos estudantes da modalidade enfrentam desafios financeiros e, ao adquirir conhecimentos sobre planejamento, controle de gastos e investimentos, tornam-se mais capacitados para administrar os seus recursos de forma consciente e eficiente.

O projeto “Educação Financeira: Primeiros Passos para uma Vida Equilibrada”, desenvolvido pela professora Aline Barbosa na Escola Ministro Jarbas Passarinho, localizada em Camaragibe, se destaca como um exemplo inspirador dessa prática. Além de trabalhar conceitos financeiros no ensino médio regular, a iniciativa é aplicada nos módulos II e III da EJA, incentivando os estudantes adultos a terem uma vida financeira equilibrada.

“Eu acredito que a educação financeira pode mudar a vida das pessoas. Aprender como lidar com suas finanças, saber quanto ganha e se gasta, se sobra alguma coisa, fazer renda extra, conhecer os tipos de investimentos e se organizar para a aposentadoria são aspectos que ensinamos e que auxiliam as famílias a melhorarem de vida”, relata Aline.

Essa abordagem já trouxe resultados importantes, como a conquista da medalha de prata pelo estudante Ítalo Yuri Freire da Silva na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef), a maior competição do tema no país. Na mesma disputa, que foi realizada no fim do ano passado, outros estudantes receberam menções honrosas.

“Eu fiquei com um sentimento de imensa gratidão em participar da Olimpíada. A medalha de prata para a escola representa os ensinamentos que a professora me passou, e pretendo levar para a vida“, relata Ítalo.

Outro exemplo marcante vem da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Augusta Cordeiro de Melo, situada no município de Calçado, no Agreste. Na unidade, os estudantes da EJA têm conhecimentos essenciais para a gestão do dinheiro e das finanças pessoais.

O conteúdo envolve temas como o valor do dinheiro, destacando a importância de saber priorizar os gastos e entender as necessidades reais. A diferença entre consumo e consumismo também é explorada, ajudando os alunos a refletirem sobre como a pressão das propagandas pode levá-los a tomar decisões de compra impulsivas e exageradas. 

“Todas as aulas são interativas. A gente também ensina sobre juros, prazos de pagamento e como evitar os riscos de dívidas, estimulando uma reflexão sobre os gastos desnecessários, muitas vezes motivados por impulsos emocionais. O objetivo é ampliar os conhecimentos dos estudantes para que eles tomem decisões financeiras mais conscientes e equilibradas no seu dia a dia”, detalha a educadora de apoio da Erem Augusta Cordeiro de Melo, Niedja da Silva.

Com informações da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

 

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