Ações interministeriais atuam na valorização de professores

Foto: Divulgação/MEC

Parcerias garantem, por exemplo, cartão de crédito sem anuidade, descontos em hotéis e outros benefícios exclusivos. Iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com bancos públicos e outros ministérios, lança uma série de ações para a valorização dos professores. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne um conjunto de ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. 

O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que valorizar significa melhorar e reconhecer as condições de trabalho e remuneração, mas também reconhecer a importância social. “Precisamos criar uma cultura em nosso país de que a sociedade brasileira reconheça o papel importante de nossos professores e professoras para a vida dos brasileiros. Nenhum país se transforma com grandeza, com justiça social, se não investir na educação do seu povo, em seus profissionais. Esse é o início. Vamos procurar outras instituições em busca de mais parcerias”, reforçou.   

Benefícios em bancos públicos – Por meio do programa Mais Professores, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil oferecem um pacote de vantagens para docentes. A Caixa disponibilizou cartão de crédito com anuidade grátis vitalícia para professores que recebem o salário pela instituição. Também há descontos para contratação de empréstimo pessoal, crédito consignado e seguro de vida, antecipação do saque-aniversário FGTS e aumento da vigência para aquisição do Rapidex, serviço de assistência para casa, carro e moto. Além disso, a Caixa oferece cortesias em eventos esportivos e culturais, conforme regulamento do banco. A Caixa detalha todas as vantagens em página específica no portal do banco

Já o Banco do Brasil oferece cartão com anuidade grátis e cartão personalizado exclusivo do programa, condições especiais para investimentos, Tag BB com mensalidade gratuita e meia-entrada nos eventos realizados no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Por meio de parcerias, o banco ainda oferece até 30% de desconto em equipamentos como celulares, impressoras e Smart TVs. 

Descontos em hotéis – Com a parceria entre o MEC e o Ministério do Turismo, serão oferecidos descontos em diárias de hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) até o fim do ano. As ofertas continuam válidas mesmo durante períodos de grandes eventos ou feriados, conforme a disponibilidade de vagas.  

Premiação – Como reconhecimento aos professores, o MEC promoverá ações de premiação de docentes da educação básica. Entre os prêmios, estão notebooks.  

Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.  

Além das ações de valorização, o programa Mais Professores para o Brasil prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia LicenciaturasBolsa Mais ProfessoresPortal de FormaçãoProva Nacional Docente. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.  

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE) 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *