
Foto: Eduarda Cezzar
Por Nathália Ely
Um novo investimento no ensino de Alvorada aposta na educação financeira para preparar alunos da rede municipal para desafios do futuro profissional, em especial para a área do empreendedorismo e cooperativismo. Nesta quinta-feira (03), o prefeito Douglas Martello assinou o acordo de cooperação com o Sicredi Origens para a realização do programa Cooperativas Escolares. A iniciativa será executada inicialmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Emília de Oliveira, no bairro Piratini. A intenção é expandir para outras instituições no próximo ano.
Uma vez por semana, durante o contraturno escolar, os alunos do 6º ao 9º da instituição educacional terão atividades que abordam temas como marketing, comunicação, custos, preços e vendas. Conforme a metodologia do Programa, os estudantes desenvolvem suas próprias cooperativas educativas, incluindo a criação do estatuto e a realização de assembleias. Dessa forma, aplicando na prática os conceitos aprendidos.
O prefeito acredita que o Programa contribuirá muito na formação dos jovens. “Eles aprendem desde cedo a trabalhar em equipe, a empreender com responsabilidade e a pensar no bem coletivo. Além de fortalecer a educação, o programa planta a semente da cooperação e, futuramente, contribui para o desenvolvimento social e econômico da cidade”, ressaltou.
A previsão é que o Cooperativas Escolares inicie ainda em abril e siga até o final do ano. Antes, porém, em 10 e 11 deste mês, haverá uma formação para o professor que atuará como orientador durante o processo.
“Essa parceria com o Sicredi vai proporcionar que nossos alunos estejam mais preparados para a vida, aprendendo conteúdos além dos tradicionais de sala de aula. Além do desenvolvimento das Cooperativas Escolares, a entidade também ministrará as oficinas de educação financeira no programa VIVER”, lembrou o secretário de Educação, Ítalo Mainieri.
Ao agradecer a Prefeitura pela parceria, Luís Busata, gerente da Agência de Alvorada, reforçou os objetivos do Programa. “Pretendemos desenvolver o empreendedorismo e a comunicação, educação financeira, preparando esses jovens de uma forma ainda melhor para chegar ao mercado de trabalho”, afirmou.
Resultados positivos
Realizada junto a instituições de ensino, os estudantes criam suas próprias cooperativas educativas e se tornam protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos.
Presente em 30 cooperativas de mais de 137 municípios brasileiros, o Programa tem mais 240 Cooperativas Escolares ativas, 7,5 mil estudantes associados e 265 educadores capacitados.
Com informações da Prefeitura Municipal de Alvorada