
Por Eddy Ervin Eltermann*
O turismo se caracteriza como um fenômeno multifacetado, dialogando com as mais diferentes áreas do conhecimento e constituindo seu caráter dinâmico, o qual, num perfeito trocadilho, estabelece-se em constante movimento. O turismo é, portanto, na sua própria característica científica, uma ciência social aplicada. Aplicada, porque não acontece de forma estática ou isolada e se constitui como o fluxo, as relações, os olhares e os aprendizados. O turismo desempenha um papel fundamental na compreensão do diferente, especialmente em um mundo cada vez mais polarizado. Trata de uma possibilidade de enxergar o diverso e aprender com ele, nas mais diferentes formas. E é neste enlace de diferentes percepções, culturas e aprendizados que o turismo pode ter sua contribuição na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Criada pelo Ministério da Educação (MEC), a BNCC estabelece diretrizes para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, orientando as escolas na elaboração de seus currículos e garantindo uma formação integral e equitativa para os estudantes. Ela busca promover o desenvolvimento de competências e habilidades que preparam os alunos para os desafios da vida em sociedade, do mundo do trabalho e do exercício da cidadania. Neste contexto, pode-se afirmar que o turismo não se limita apenas ao lazer, mas também atua como uma ferramenta educacional poderosa. As viagens educativas proporcionam experiências que vão além da sala de aula, permitindo que os alunos vivenciem na prática conteúdos abordados na BNCC, trazendo relações com componentes curriculares como história, geografia, ciências, artes e cultura. Há que se considerar, ainda, que a BNCC enfatiza o desenvolvimento de competências relacionadas à sustentabilidade, ao respeito à diversidade cultural e à valorização do patrimônio histórico e, neste contexto, o turismo, quando planejado de forma sustentável, contribui diretamente para esses objetivos, estimulando a consciência ambiental e a responsabilidade social entre os estudantes. Contempla formas de uma percepção mais ampla de contextos a partir da experiência humana e contribui para a formação crítica de toda uma sociedade, aprendendo no respeito às diferenças e na práxis aplicada ao cotidiano, o turismo para além da alienação. Estimular o turismo é, portanto, estimular experiências e proporcionar formas práticas o que se estimula em teoria na BNCC.
*Eddy Ervin Eltermann é professor do Instituto Federal Catarinense – Campus Brusque, bacharel em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI e Mestre em Educação pela UNISUL