MEC e Undime realizam webinário sobre o Novo PAR

Foto: Divulgação/MEC

Objetivo é apresentar o sistema do Novo Plano de Ações Articuladas. Evento ocorrerá na quinta-feira (20/2), às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube e pela plataforma Conviva Educação

O Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizarão, na quinta-feira, 20 de fevereiro, o webinário “Conhecendo o Novo PAR (2025/2028)”. O objetivo é apresentar o desenho do Novo Plano de Ações Articuladas (Novo PAR), destacando as principais mudanças em relação aos ciclos anteriores. O evento será às 15h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal do MEC no YouTube e pela plataforma Conviva Educação.  

O webinário também tem o intuito de orientar sobre o cronograma de implementação do ciclo, assim como o que os dirigentes devem fazer nesse momento para participar do plano. Além disso, será realizada uma navegação no novo sistema do PAR, a fim de mostrar diretamente para os representantes das redes de ensino as principais funcionalidades e as possibilidades de apoiar a gestão educacional. A mesa de diálogo contará com a participação do coordenador-geral de Apoio às Redes de Ensino, João César da Fonseca, que vai responder ao vivo as dúvidas dos internautas.  

Adesão – O Novo PAR foi oficialmente lançado no dia 11 de fevereiro, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Para aderir, prefeitos e secretários municipais de Educação precisam estar com seus cadastros atualizados no sistema Habilita, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A adesão se dá com o preenchimento do diagnóstico e do planejamento, não havendo termo formal de adesão. Cada secretaria de educação deverá elaborar seu plano no sistema Novo PAR ou com o acesso pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). Mais informações estão disponíveis na página do Novo PAR

Novo PAR – A ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão da educação foi reformulada para o quinto ciclo, referente ao período de 2025 a 2028. Além do foco em gestão baseada em dados e suporte técnico, o Novo PAR avança ao oferecer um olhar específico para a promoção da equidade e redução das desigualdades educacionais.  

Resultado de um trabalho coletivo, a elaboração do Novo PAR contou com a participação de especialistas, gestores, equipes técnicas das secretarias estaduais e municipais, bem como com diferentes secretarias e entidades vinculadas ao MEC. Destaca-se a participação de representantes da Undime e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) nessa construção.   

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *